Quem é L. E. Farias como ator

Meu prezado e caro leitor, decerto que apresentar-me a ti como ator me alegra fortemente, pois sei que posso atiçar tua curiosidade para o mundo da interpretação!

Ok, agora sem falar como um personagem caricato, eu gostaria de te contar quais as minhas principais experiências como ator até então. Além de querer nos aproximar como leitor e autor, falei sério ao dizer que também pretendo te instigar a curiosidade para atuar, pois este mundo é maravilhoso, e quanto mais pessoas puderem experienciá-lo, melhor!

A vontade que tenho de interpretar outras personalidades aflorou em mim muito naturalmente desde cedo, posso dizer. Sempre gostei muito, muito mesmo de filmes, personagens e jogos de videogame, principalmente séries de RPG como Final Fantasy e Breath of Fire. Isso porque eu me apaixonava pelos personagens da melhor e mais platônica maneira possível, fazendo eles de meus espelhos.

Há uns 10 anos atrás, quando eu tinha 7 ou 6 anos de idade, percebi que eu era (e sou!) apaixonado por agir e me comportar mesclando quem sou com os personagens que mais gostava, porque muitas vezes era mais interessante deixar de ser Luiz por uns instantes. Isso quando dava, né… eu não saio imitando o Capitão Jack Sparrow em qualquer lugar!

Fui crescendo e me preocupando em nunca deixar de nutrir um pouco deste meu lado criativo. Adorava ler revistinhas e livrinhos, onde sempre tive contato com mais e mais personagens. Então, eis que pontuais oportunidades para atuar começaram a aparecer para mim, e eu as abraçava. Não importava se era uma ceninha para peça de igreja, um trabalho simples para apresentar numa aula ou uma peça mais bem construída para a mostra cultural da escola. Não demorou mesmo para que eu me descobrisse nessa área, e por isso, mesmo enquanto criança, dei à todas as oportunidades que me apareceram a devida atenção.

Aos 14 anos, fiz por um curto período de tempo um curso de teatro e teatro infantil direcionado para crianças e adolescentes. Aos poucos fui colhendo experiências com outras pessoas que gostavam de atuar e interpretar, inclusive compartilhei momentos com profissionais do ramo. Aos 15, entrei para a Cia de Teatro João Paulo II, da catedral de Campina Grande, minha cidade, onde participei como ator e assistente de produção na peça Sementes Da Seca, apresentando-a duas vezes no Teatro Municipal Severino Cabral. Como você pode imaginar, por se tratar da Cia de teatro de uma catedral, qualquer produção vinda desta há de ter cunho religioso, e esta não foi diferente. Ainda que eu não me identifique com nenhuma religião, participar temporariamente desta Cia de teatro foi muito construtivo, tanto para minha vida pessoal quanto para minha vida no palco.

Dos meus 14 aos meus 16 anos de idade foi quando eu percebi que viver outras vidas e outras histórias usando meu corpo e minha mente, sempre através da interpretação, é, sem dúvida alguma, uma de minhas maiores paixões. Portanto, quando o aprendi com os profissionais e experientes desta arte, me entreguei inteiramente à um dos ensinamentos mais valiosos sobre a interpretação:

“O segredo do ator é interpretar o personagem. O segredo do melhor ator é despir-se de si mesmo, jogando quase tudo que é seu para longe, para que assim possa vestir um novo personagem, uma nova personalidade que precisa de um corpo hospedeiro.”

Atualmente, com 17 anos de idade, trabalho na produção independente de um filme longa metragem de ação com luta e drama como ator principal e produtor, além de outras pequenas funções nos bastidores. Em paralelo, concluí recentemente minha participação num curta metragem de drama, mistério e poesia, que provavelmente virá a ser publicado em eventos de cinema no segundo semestre deste ano de 2017.

Estou bem no começo desta jornada como ator, mas se há algo que já decidi em minha vida, é que quero levar a arte da interpretação para sempre comigo, profissionalmente ou não. Pela atuação carrego um sentimento que é muito mais que um gosto, entusiasmo ou simpatia. Carrego pura paixão.

  • Luiz Eduardo Farias.
Um comentário sobre “Quem é L. E. Farias como ator

Deixe um comentário

